Dia D – De Cadastro de Doadores de Medula Óssea ocorreu nesta quarta-feira, no Hemosul HRMS
O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) realizou nesta quarta-feira (31) uma importante ação de solidariedade: o Dia D de Cadastro de Doadores de Medula Óssea. A iniciativa, que também incluiu a coleta de bolsas de sangue, envolveu a comunidade hospitalar e diversas instituições parceiras, ressaltando a importância da doação para salvar vidas.
A professora Karine Ferreira da Costa, do curso de enfermagem da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), destacou o empenho de seus alunos. “Eu fiquei super orgulhosa que eles todos vieram. Eles já têm essa cultura da doação de sangue e a nossa vontade é ampliar para toda a universidade. Com um simples ato de doar sangue, você já está ajudando, salvando vidas, então eu acho isso muito importante”, disse Karine, que mobilizou 18 acadêmicos, mesmo durante o período de férias.
O professor Albert Schiaveto de Souza, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), também levou doadores para a ação e manifestou interesse em futuras colaborações.
“Como nós estamos em período de férias, não conseguimos, em pouco tempo, mobilizar os nossos estudantes. Por isso estamos prevendo uma parceria com o Hospital Regional para a realização de uma campanha junto aos estudantes para que a gente possa trazê-los, tanto para fazer o cadastro doador de medula óssea, quanto para a doação de sangue”, afirmou Albert.
O Conselho Regional de Farmácia (CRF-MS) também esteve representado no evento. Nathalia Roriz, coordenadora adjunta de Fiscalização do CRF-MS, reforçou a importância de ações como essa. “É muito importante que instituições como o Hospital Regional invistam em campanhas de sensibilização da população. A equipe do CRF parabeniza todos os envolvidos e fazemos questão de apoiar essas iniciativas que inclusive estamos realizando uma semelhante no Conselho para mobilizar o setor farmacêutico. Que todos possam participar e fazer a diferença na vida do próximo”, comentou Nathalia.
A Chefe Captação de Doadores do Hemosul Coordenador, Lucéia Fernandes, destacou que a ação foi muito positiva e foi além do esperado. “Começamos inicialmente com a ideia de mobilizar pessoas para fazer o cadastro de medula e tomou uma dimensão que nos surpreendeu em relação ao número de coletas de bolsas de sangue. A parceria com as instituições parceiras fez a diferença. Que esse seja o pontapé inicial para que outras instituições entrem em contato com a gente para ações semelhantes. Então, acima de tudo, da movimentação e mobilização dos servidores, acho esse Dia D serviu para sensibilizar outras pessoas que estão de fora”, afirmou.
A Diretora Técnica do HRMS, dra. Patrícia Rubini, que mobilizou a comunidade hospitalar, destacou a relevância do evento e o impacto positivo na comunidade. “O Dia D de Cadastro de Doadores de Medula Óssea é uma oportunidade única para mobilizarmos a sociedade em prol de uma causa tão nobre. A cada novo doador cadastrado e a cada bolsa de sangue coletada, damos um passo significativo para salvar vidas. Agradeço imensamente a todos que se envolveram e tornaram esse dia possível.”
A diretora presidente do HRMS, Dra. Marielle Alves Corrêa Esgalha, agradeceu a colaboração de todos os parceiros. “Quero expressar minha gratidão aos colaboradores e instituições parceiras que se uniram a nós nesta causa. O sucesso deste evento é resultado do esforço conjunto de cada um de vocês. Sem a dedicação e o compromisso de todos, não teríamos alcançado tantas doações e cadastros. Que esse espírito de solidariedade continue a inspirar nossas ações futuras.”
Ao final do dia, foram contabilizados 40 cadastros de doadores de medula óssea e 35 bolsas de sangue coletadas que ajudarão a salvar vidas.
Serviço
Em Campo Grande, as doações podem ser feitas em três endereços:
HEMOSUL COORDENADOR
Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304 – Centro
Segunda a Sexta: 7h às 17h
Sábado: 7h às 12h
1° e 3° sábados do mês: 7h às 17h
HEMOSUL HRMS
Rua Engenheiro Lutero Lopes, 36 – Aero Rancho
Segunda a Sexta: 7h às 12h
HEMOSUL SANTA CASA
Rua Rui Barbosa, 3.633 – Centro
Segunda a Sexta: 7h às 12h
Joilson Francelino, Comunicação FUNSAU/HRMS