O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) retomou nesta semana a visita antecipada, atividade que consiste em apresentar às gestantes e acompanhantes o ambiente e todo o suporte que a mãe terá no dia do nascimento do bebê.
Mãe de primeira viagem, Yasmin Copes de Jesus, de 19 anos, considera a iniciativa essencial para o bem-estar antes e na hora do parto.
“O dia está chegando e estou tentando não ficar muito nervosa, a visita me deixa mais tranquila. É legal saber como funciona e como vai ser“, disse a gestante que está entrando no 9° mês.
Durante a visita, Yasmin estava acompanhada da mãe, Cristiane Copes, de 43 anos, que há dez anos teve o último filho, coincidentemente na maternidade do HRMS.
“No meu tempo não existia a visita antecipada. É muito importante você conhecer o lugar onde vai ter seu filho. Tira até aquele medo de hospital”, afirmou.
Yasmin e Cristiane percorreram todo o trajeto realizado pelas gestantes no dia do parto, desde a entrada pelo PAM (Pronto Atendimento Médico) até a maternidade, passando por unidades intermediárias como a UTI Neonatal, caso o recém-nascido necessite.
“Além de apresentar toda a estrutura hospitalar, esse é um momento importante para orientar a mãe e o acompanhante sobre os cuidados para a saúde do bebê. Esse contato prévio também proporciona um ambiente mais seguro na hora do nascimento”, disse a enfermeira apoiadora a Linha Materno Infantil do HRMS, Márcia Marsilha Meireles.
O diretor-geral do HRMS, dr Paulo Eduardo Limberger, destaca a retomada de atividades como a visita antecipada, que foram suspensas por ocasião da pandemia do coronavírus.
“A pandemia suspendeu algumas atividades no hospital e a visita antecipada foi uma delas, agora estamos retomando. Além disso, também estamos seguindo diretrizes estabelecidas pela Rede Cegonha, Iniciativa Hospital Amigo da Criança e Hospital Amigo da Mulher, com foco na segurança e saúde dos nossos pacientes”, destacou.
A visita antecipada é amparada pela Lei nº 11.634 de 27 de dezembro de 2007, que determina que toda a gestante assistida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) tenha direito ao conhecimento e vinculação prévia à maternidade.
Para conseguir uma visita é necessário passar por agendamento prévio, solicitados pelas unidades básicas de saúde. O HRMS abrange unidades das regiões Lagoa e Anhanduízinho, são elas: USF JD Batistão, USF Portal Caiobá, USF Tarumã, USF Oliveira, USF Vila Fernanda, UBS Aero Rancho, UBS Dona Neta, UBS Pioneiro, USF Aero Rancho IV, USF Iracy Coelho, USF Parque do Sol, USF Dom Antônio e USF Nova Esperança.
Para mais informações entre em contato pelo telefone (67) 33787929.
Joilson Francelino, Comunicação HRMS