Durante a abertura oficial da Caravana da Saúde ocorrida no último dia (24), o Diretor Presidente do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) Justiniano Vavas, recebeu do Secretário de Estado de Saúde Carlos Alberto Coimbra 53 caixas cirúrgicas. Ao todo 538 caixas foram entregues para 17 municípios são eles São Gabriel do Oeste, Coxim, Amambai, Corumbá, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Aquidauana, Ponta Porã, Sidrolândia, Maracaju, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Bataguassu, Paranaíba, Naviraí e Fátima do Sul.
Durante a entrega o Secretário de Estado de Saúde ressaltou a importância da ação, “Essas caixas fazem parte do projeto maior de governo, que é reestruturar a saúde”. Já a Vice Governadora Rose Modesto afirmou que o investimento de seis milhões nas caixas cirúrgicas é mais uma ação voltada para a saúde da população, assim como é a Caravana que por onde passou foi deixando um legado de reestruturação da saúde pública com a construção de hospitais, entrega de equipamentos e oferecimento regionalizado de serviços de alta complexidade.
No HRMS ocorrem por mês mais de 500 cirurgias, entre elas estão as cardíacas, nefrológicas, ginecológicas, vasculares, oncológicas, essa média resulta em mais de sete mil cirurgias por ano. O HRMS também realizou a aquisição de caixas instrumentais de videocirurgia, um investimento que ultrapassou dois milhões. A aquisição é dedicada as cirurgias ginecológicas e urológicas. Em um segundo momento para complementar os serviços o HRMS fará a aquisição de instrumentais para videocirurgias pediátricas e gerais, o que possibilitará o ínicio dos mutirões dos finais de semana que tem como objetivo a redução da fila de pacientes que aguardam na lista da Prefeitura Municipal.
“ Nossa gestão se empenha constantemente em aprimorar, evoluir e oferecer os serviços com a maior qualidade para a população. Para tanto não medimos esforços e buscamos equipamentos que possibilitem o tratamento adequado e resolutivo para as mais variadas necessidades da população. O apoio do Governo em investimentos para nossa instituição torna possível nossos avanços possibilitando assim melhorias na saúde que é um dos temas prioritários do Governo”. Destacou o Diretor Presidente do HRMS, Justiniano Vavas.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa