O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) recebeu, nesta quarta-feira (31), a visita de integrantes do Hospital A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que coordenam o Projeto Mapa Genoma Brasil.
No Brasil, o projeto tem a finalidade de coletar dados genômicos e clínicos para realizar a construção de um banco de dados voltado para a oncologia e cardiologia. Para contribuir com o projeto, o HRMS disponibilizou dados de pacientes oncológicos, sendo onze com tumor na mama e nove colorretal.
Único hospital do Estado a participar do programa com a coleta de dados de pacientes com câncer de mama e colorretal, o HRMS obteve bom desempenho conforme avaliação dos coordenadores.
“O desempenho do hospital está sendo muito satisfatório. 10% das coletas que precisamos para as análises são do HRMS”, explicou o pesquisador responsável pelo programa, dr Gustavo Cardoso Guimarães.
“Se mantivermos esse projeto ativo, conseguiremos coletar dados dos pacientes, realizar o estudo genético e orientar não só o paciente que faz o tratamento de câncer aqui, mas também os seus familiares sobre o risco de desenvolverem o mesmo tipo de doença”, disse a Diretora de Ensino e Pesquisa do HRMS, drª Roberta Alves Higa.
Também participaram da reunião o Diretor-Geral do HRMS, dr Paulo Eduardo Limberger, a coordenadora do projeto Mariana Beraldo, a drª Cristina de Deus Anjos Carvalho e a enfermeira Giselly Lourenço que gerencia os dados do Mapa Genoma Brasil.
Joilson Francelino, comunicação HRMS