Nesta terça-feira (18), o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, promoveu uma ação educativa em comemoração ao Dia Mundial de Segurança do Paciente, celebrado em 17 de setembro. A atividade, realizada no corredor principal do hospital, proporcionou uma experiência interativa e lúdica através de uma dinâmica denominada “Caminho da Segurança”, que envolveu colaboradores, pacientes e o público em geral.
Durante o percurso, os participantes visitaram seis estandes, cada um representando uma das metas internacionais de segurança do paciente. Os organizadores da ação estavam presentes em cada estande para orientar os participantes sobre a importância de cada meta, que incluíam:
- Identificação correta do paciente;
- Melhoria na eficácia da comunicação;
- Aumento da segurança dos medicamentos de alta vigilância;
- Garantia de cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;
- Redução do risco de infecções associadas aos cuidados de saúde com a técnica correta de higiene de mãos;
- Redução do risco de danos ao paciente decorrentes de quedas e lesão por pressão.
A iniciativa buscou reforçar, de maneira acessível e participativa, as práticas essenciais para garantir a segurança dos pacientes, um dos pilares fundamentais na prestação de serviços do HRMS. Ao final da dinâmica, os participantes foram presenteados com brindes, destacando a importância do envolvimento de todos no cuidado à saúde.
A enfermeira Simone Oliveira de Carvalho, uma das organizadoras do evento, destacou a importância da conscientização sobre o tema:
“A segurança do paciente deve ser uma prioridade em todos os níveis de atendimento. Essa ação é uma forma de sensibilizar nossos colaboradores, pacientes e o público sobre a importância de seguir essas metas. É uma oportunidade de aprendizado coletivo que, sem dúvida, impacta diretamente na qualidade dos nossos serviços.”
Já a diretora-presidente do HRMS, Dra. Marielle Alves Corrêa Esgalha, ressaltou a relevância de ações como essa no contexto da melhoria contínua dos serviços de saúde prestados pelo hospital:
“O HRMS está comprometido com a segurança e o bem-estar de todos os nossos pacientes. Iniciativas como o ‘Caminho da Segurança’ reforçam nosso compromisso com práticas de excelência e demonstram que o cuidado com a vida envolve atenção aos detalhes. Acreditamos que essa conscientização é um passo crucial para um atendimento ainda mais humanizado e seguro.”
A ação educativa reforça o papel do HRMS como referência na qualidade e segurança do atendimento em saúde no estado, promovendo a conscientização e o envolvimento de todos os públicos na busca contínua pela excelência em serviços hospitalares.
A campanha este ano também trouxe uma novidade: o “HR Notifica”. Conforme o gerente de monitoramento do HRMS, Wilton Costa, o HR Notifica se trata de instrumento digital online e inovador de notificações de eventos adversos no âmbito do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. “Foi desenvolvido com a característica de facilitar e agilizar o registro dos eventos em menor tempo possível, favorecendo assim, a intervenção precoce para diminuição de danos”, afirmou.
O uso da ferramenta é simples, os profissionais podem acessar, por meio de um QR Code, a um questionário eletrônico semiestruturado, baseado nas informações necessárias para posterior inserção na plataforma obrigatória da Agência de Vigilância Sanitária – ANVISA conforme a RDC nº36/2013.
O QR Code ficará afixado no rodapé dos computadores disponíveis aos profissionais da instituição, facilitando o acesso ao registro de notificações, proporcionando comodidade e aumento da adesão de notificação desses eventos, com a utilização do seu próprio aparelho celular.
“Para abranger os pacientes e familiares usuários dos serviços ofertados pelo HRMS na melhoria da qualidade do seu cuidado, está em implementação um outro QR Code específico com um questionário de linguagem simples, clara e objetiva, incentivando a participação ativa e aberta entre pacientes/familiares e o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente”, completou.
Joilson Francelino, Comunicação HRMS