O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul iniciou nesta quarta-feira (6), o projeto de reestruturação missão-visão-valores, por meio da ‘Oficina de Planejamento Estratégico do HRMS’, que contará com a participação da administração e dos colaboradores para a construção de um novo momento da unidade hospitalar a partir de 2022. O projeto visa promover a melhora na qualidade dos serviços prestados à população em todas as áreas desde a assistência, administrativa a gestão de obras de infraestrutura no local. O evento acontece no auditório da Uniderp, em Campo Grande.
Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o HRMS inicia a discussão em um excelente momento em que o cenário epidemiológico da Covid-19 no Estado segue em estabilização. “O HRMS teve uma participação memorável no enfrentamento à Covid-19 e se tornou referência para nosso Estado. Estou aqui, para mostrar o compromisso que o Estado e a SES têm com o Hospital Regional. Quero dizer, que tudo o que vocês definirem como estratégias para 2022 – terão o nosso apoio”.
“É o momento em que o Hospital Regional surge para a sociedade. É motivo de comemoração e de alegria. Que possamos fazer deste o melhor hospital do nosso Estado” (Lívio Viana)
Prestigiando o evento, o secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, lembra que após um ano e meio de um período turbulento que foi a pandemia da Covid-19, muitos profissionais de saúde estiveram no epicentro e vivenciaram uma transformação da população diante do cenário pandêmico. “Mas hoje, o cenário é especial. Quando falamos de missão-visão-valores – significa que é um aparato para fazer uma reflexão do papel da Instituição dentro da nossa sociedade. É o momento para refletir e pensar sobre qual é o nosso papel? O HRMS tem um papel central na sociedade e quando pensamos, nos reorganizamos, as coisas ficam mais claras para tomarmos novas decisões”.
O diretor-presidente do HRMS, Lívio Viana de Oliveira Leite, destaca que a partir deste planejamento, o HRMS vai renascer para os sul-mato-grossenses. “É o momento em que o Hospital Regional surge para a sociedade. É motivo de comemoração e de alegria. Que possamos fazer deste o melhor hospital do nosso Estado, a melhor equipe e o melhor centro cirúrgico nós já temos. Agora, estamos abertos e esperamos que vocês (colaboradores) possam nos auxiliar nesta nova fase de planejamento”.
Planejamento
O Projeto de missão-visão-valores que visa reestruturar o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul tem como objetivo atualizar ações que desde 2008 estão em operação. Em razão da pandemia, algumas frentes de trabalho foram paralisadas como por exemplo, a reforma do prédio que abrigará a diretoria de ensino. “Nós reunimos pessoas ‘chaves’ de todos os pontos do hospital, que vão desde a parte assistencial a obras, para que fazer uma análise do foi realizado e também para discutir sobre aquilo que queremos resgatar de missão e valores do hospital. Além de renovar as pactuações que o Hospital possui. Nós queremos que este projeto continue após 2022”, pontua a Roberta Alves Higa, diretora de ensino e pesquisa do HRMS.
De imediato, o HRMS dá início ao realinhamento das linhas assistenciais até dezembro de 2021. “Faremos uma atualização no processo de trabalho destas linhas assistenciais criando mecanismos de melhoria nos serviços oferecidos pelo Hospital. Queremos proporcionar melhor qualidade nos atendimentos, trabalhar a expertise dos profissionais e fazer esse resgate com a regulação, além de mostrarmos que estamos acessíveis à população. Queremos ofertar cada vez mais, o nosso serviço, a todos os sul-mato-grossenses”, conclui Elenize Roman de Arruda, gerente de planejamento do HRMS.
Durante a abertura do evento, a direção do hospital lembrou dos oito profissionais de saúde do HRMS que foram a óbitos em razão da Covid-19. Durante o período pandêmico, 726 colaboradores foram testados positivos para a Covid-19.
Rodson Lima, SES
Publicado por: Rodson Carmo de Lima