Na tarde desta segunda-feira (20), a Diretoria Técnica Assistencial juntamente com a SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) inauguraram a OPAT(Terapia Antimicrobiana Parenteral Ambulatorial – Outpatient Parenteral Antimicroial Therapy ) no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul).
O setor foi criado para dar continuidade ao atendimento de qualidade à população que reflete na desospitalização do paciente, que por sua vez tem a oportunidade de continuar o tratamento em domicilio. A medida otimiza a estadia do paciente na Instituição e ainda libera leito para que novos pacientes possam receber atendimento.
A implantação da OPAT, se deu após estudo da equipe do SAD do HRMS, “Víamos a necessidade do serviço existir no HR devido ao número expressivo de pacientes que chegam no hospital diariamente, além do sucesso dos tratamentos continuados através da SAD. A variação dos atendimentos que prestamos permite por exemplo a terapia parenteral na OPAT, o paciente pode vir ao HRMS, passar pelo procedimento sendo posteriormente liberado, o que demandaria um leito ocupado, passa a funcionar facilitando a rotina do paciente”, destacou a Doutora Alexandra Regina Casarin, Coordenadora do SAD.
A OPAT realizará atendimento adulto e pediátrico. Para desospitalização segura, o paciente deve passar por requisitos criteriosos como, solicitação médica para o setor, avaliação da Assistente Social, avaliação médica e enfermagem da OPAT, comunicação ao médico assistente sobre o deferimento, devendo providenciar alta médica (laudos/receitas/agendamento/prescrição médica e de enfermagem, posteriormente as fases de atendimento da OPAT, todo o tratamento externo do paciente será finalizado pós término de antibioticoterapia.
“O empenho de toda equipe da SAD foi crucial e serve de inspiração para todos os colaboradores do HRMS, nos orgulhamos muito dessa equipe que prioriza tanto o bem estar do paciente, nós da Direção Técnica estaremos sempre dispostos a ajudar afinal o que motiva nosso trabalho é ver nossos pacientes atendidos com excelência”, destacou a Diretora Técnica Assistencial, Patricia Rubini.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa