Na última quinta-feira (14) uma equipe especialista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) de São Paulo esteve presente no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) para apresentar condições de avaliar a provável inclusão do Hospital no Proadi- SUS para desenvolvimento de cirurgia bariátrica por vídeo.
O Diretor Presidente do HRMS, Dr. Márcio Eduardo de Souza Pereira, acompanhou a apresentação e direcionou uma equipe de colaboradores para encaminha-los as dependências do hospital, onde puderam visitar os centros cirúrgicos, ambulatório e setores administrativos.
O HRMS é habilitado para realização de cirurgias bariátricas, porém o serviço estava suspenso, devido a pendências administrativas passadas. Para a gestão atual uma das prioridades é fazer com que esse serviço volte a atender a população.
Através da parceria entre Ministério da Saúde (MS), o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI- SUS)e o HAOC, o HRMS recebe uma especialização dedicada as equipes médicas, multidisciplinar e administrativa, para que o serviço volte ao seu total funcionamento.
Essa especialização ofertada pelo HAOC tem como principais objetivos a evolução da produção de gastroplastia por VLP, protocolos e indicadores assistenciais e gerenciais, gestão com alta hospitalar precoce, rotatividade de leitos alem da sala operatória, otimização de recursos, e apoio na gestão da fila de espera.
“Estamos otimistas com a implantação dessa especialização para os nossos colaboradores, a obesidade vem sendo uma das principais causas de óbitos, quando não passa a ser um agravante para outras doenças crônicas, esse investimento é necessário e uma das nossas principais bandeiras”. Concluiu o Diretor Presidente do HRMS.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa