Com a proximidade do feriado prolongado, o Hemosul do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) faz um apelo urgente à população: os estoques de sangue dos tipos O negativo e O positivo estão baixos.
Além do aumento no risco de demandas durante o feriadão, o baixo comparecimento de doadores nas últimas semanas agravou a situação.
“Precisamos, com urgência, de doadores de sangue, especialmente dos tipos O- e O+, que são fundamentais para atender casos graves. O sangue O negativo, por exemplo, é considerado doador universal e essencial em emergências, quando não há tempo para teste de tipagem sanguínea”, explica a assistente social do Hemosul HRMS, Cleuza Benites.
A recomendação é que os doadores regulares antecipem suas doações antes do feriado e que novos voluntários compareçam o quanto antes.
Quem pode doar: pessoas entre 16 e 69 anos (menores com autorização dos responsáveis), com peso mínimo de 51 kg e em boas condições de saúde, além disso é necessário estar bem alimentado e hidratado. Para doar sangue, é preciso também apresentar um documento oficial com foto.
Horário de funcionamento: O Hemosul HRMS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Excepcionalmente nesta semana, o atendimento será de segunda a quarta-feira, das 7h às 12h. O atendimento ao público será retomado na terça-feira (22). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone e WhatsApp: (67) 98163-2728.
Confira o horário especial de funcionamento das unidades do Hemosul para o feriado:
Hemosul Coordenador (Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304)
Quinta-feira (17): 7h às 17h
Sexta-feira (18): Fechado
Sábado (19): 7h às 12h
Segunda-feira (21): Fechado
Hemosul Dourados
Quinta-feira (17): 7h às 12h
Sexta-feira (18): Fechado
Sábado (19): Fechado
Segunda-feira (21): Fechado
Hemosul Três Lagoas
Quinta-feira (17): 7h às 12h
Sexta-feira (18): Fechado
Sábado (19): 7h às 12h
Segunda-feira (21): Fechado
Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS