Preocupado sempre em trazer inovações que aprimorem os atendimentos à população o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) recebeu um curso de Rastreamento de Câncer Precoce com Dissecção de submucosa via endoscópica trazido por endoscopistas da Universidade de kochi – Japão sob a supervisão do Dr. Hiroshi Mizuta.
O objetivo do curso foi capacitar os médicos endoscopistas e a equipe de enfermagem para atuar na detecção de lesão precoce através da endoscopia. A endoscopia faz a retirada da lesão em único fragmento, esta nova técnica torna-se mais alternativa ao tratamento cirúrgico de lesões gastrointestinais não muito avançadas.
Cerca de 15 profissionais do Centro Avançado do HRMS participaram entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem nos dias 03,04 e 05 de dezembro. “O evento trouxe muito alem de conhecimento técnico-científico por o intercâmbio de culturas diferentes agregou muitos valores aos profissionais envolvidos”, ressaltou Rozicleide Militão, Gerente do Centro Avançado de Endocopia do HRMS.
O Diretor Presidente do HRMS Justiniano Vavas esteve presente no curso, “Sou endoscopista e sei da importância dos avanços tecnológicos em nossa especialidade, me sinto orgulhoso de ver a oportunidade que nossos profissionais tiveram em aprender mais sobre este segmento da medicina, foi uma troca muito valida também para nossos colegas japoneses que ficaram impressionados com nossa estrutura no Centro de Endoscopia Avançada, toda essa especialização se deve em prol de um atendimento cada vez melhor à população”, concluiu o Diretor.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa