O hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), referência no tratamento da COVID-19 recebeu um recém-nascido no último dia 21 de julho regulado do Hospital Universitário, com fortes suspeitas de Covid-19.
Campo Grande (MS) – DA mãe relatou que o bebê teve contato domiciliar com parentes e amigos com sintomas gripais e teve febre alta e obstrução nasal, o que a levou a procurar o hospital. A criança foi admitida do HRMS no dia 21 de julho e fez o teste no mesmo dia. No dia 24 saiu o resultado positivo para a Covid-19. Desde então, a criança, que hoje tem 1 mês e quatro dias de vida, esteve internada no CTI. Hoje (5/8), o pediatra, Dr Toufic Baruki Neto, deu alta do CTI à criança, que já se encontra na enfermaria pediátrica acompanhada pela mãe.
A criança deu entrada no 23 de julho no CTI Pediátrico com insuficiência respiratória grave e precisou ser entubada, a ventilação mecânica durou cinco dias, mais três dias de ventilação não invasiva. Ao todo foram 14 dias no CTI.
“Ela (a criança) respondeu muito bem ao protocolo médico dado as infecções e inflamações ocasionadas em decorrência da Covid-19, mas nos primeiros dias nos deixou bem preocupados” Relata a médica pediatra e neonatologista do HRMS, Dra. Tatiana dos Santos Russi, ainda conforme a médica, a vontade da criança de sobreviver, em conjunto com os esforços da equipe multidisciplinar do CTI Pediátrico foram de suma importância para a recuperação da criança”, destaca.
Para a diretora-presidente do Hospital Regional de MS, Dra. Rosana Leite de Melo é um alento em meio a pandemia o renascimento de uma criança, que com menos de um mês de vida se vê doente por uma patologia traiçoeira e totalmente nova para a medicina. No boletim médico de Hoje (05/08) o HRMS informa ter três crianças com fortes suspeitas de COVID-19 e duas internadas com o novo coronavírus, o que reforça o apelo da Dra. Rosana Leite: “Fiquem em casa, protejam seus filhos e sua família”.
A criança vai seguir todo o protocolo e vai manter o isolamento por mais 7 dias. A mãe foi orientada a manter atualizada a carteirinha de vacinação da criança.
A equipe médica multidisciplinar do CTI Pediátrico é composto pelos médicos: Dr Toufic Baruki Neto, Dra Priscilla Costa, Dra Tatiana Russi, Dra Silvia Yonamine, Dr Rômulo Kuroda, Dr Alecsander de Alexandre, Dra Ana Carolina Cordera, Dra. Paola Mari. Fisioterapeutas: Elisângela Xavier, Joice Siqueira Borges, Denise Perez, Gabriela Amaral. Enfermeiras: Rosineia Jesus Araújo, Ana Carolina Rodrigues Leite, Mirian Placencio, Kassia Cristina Soares. Técnicas de enfermagem: Leidiane Grasielle, Regiane Vilalba, Rosangela Escobar, Lucineia dos Reis, Francislaine de Oliveira, Francis Laranjeira, Vanusa Ferreira, Gisele Urias, Gleyce Message, Mikelle Barbosa, Lucimeire de Oliveira. Residentes de Medicina Intensiva Pediatrica: Kristyn Back de Arruda e Laiza Rodrigues
.