O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), participou da 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que aconteceu na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, entre 21 e 27 de julho, o evento superou as expectativas da equipe de organização e contou com mais de 20 mil inscritos.
Com diversas atividades dedicadas aos mais variáveis públicos, desde crianças, acadêmicos e profissionais, de humanas e exatas. O evento tem como principal objetivo defender o avanço científico e tecnológico além do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil, a sociedade não conta com fins lucrativos ou participação partidária.
Para contribuir com a área da saúde, o Diretor Presidente do HRMS, Doutor Márcio Eduardo de Souza Pereira, foi convidado a palestrar sobre sua especialidade como cirurgião gastroenterologista, participaram também os doutores Rafael Oliveira de Souza e Vanessa Chaves.
Presidindo as palestras estava o Professor Doutor Paulo Roberto Corsi, Membro Nato do Conselho Superior, Presidente da Comissão de Educação Continuada, e Presidente do CBC ( Colégio Brasileiro de Cirurgiões). O CBC possui sede permanente no Rio de Janeiro, porém conta com a participação de membros em mais de20 Estados do país.
O Professor Doutor citou durante apresentação, a vasta história do CBC, que teve como membros nomes de extrema importância como Benedito Montenegro, considerado pioneiro da cirurgia do aparelho digestivo em nosso país, originando o método Montenegro que consiste em deslocar a camada submucosa do duodeno, no tratamento de ulceras do referido segmento, penetrantes na cabeça do pâncreas e no ligamento hepato-duodenal.
O Diretor Presidente do Hospital Regional de MS ressaltou durante a palestra a importância de seguir os protocolos de segurança aos pacientes formado por um “Check- list” eficaz. “Esses procedimentos aumentam expressivamente o sucesso nas cirurgias, por isso é necessário respeitar cada protocolo, no pré, durante e pós-operatório, é uma cultura que se adquire ainda na graduação e que se perpetua durante as residências”, destacou o Diretor do HRMS.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa