Por definição do COFEN (Conselho Federal de Enfermagem), no Dia 20 de Maio comemora-se o dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a data se dá por meio da resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004. No HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) são cerca de 103 auxiliares e 614 técnicos atuando em todas as linhas assistenciais ao paciente.
O ano de 2020 trouxe maior valorização aos profissionais da saúde, devido a pandemia do Covid-19. Os números alarmantes, a preocupação da população inclusive com a saúde dos profissionais, fez com que uma grande rede solidária e empática ocorresse entre as categorias.
Sonia Raquel Rijas Mello é Técnica em Enfermagem no HRMS há 17 anos, segundo ela, a escolha se deu com o objetivo de cuidar das pessoas doentes, o amor pelo ofício foi tanto, que optou por realizar o ensino superior em Enfermagem, e dessa forma se especializar cada vez mais em sua profissão. Durante sua vivencia de trabalho no HRMS, Raquel se dedicou a linha pediátrica, hemodiálise, cardio diagnóstico e atualmente voltou a trabalhar com os pequenos na UTI Neonatal. “As crianças respondem de forma rápida aos tratamentos, são elas que nos trazem esperança”, ressalta a profissional.
Claudia Aparecida Garcia de Freitas é Técnica em Enfermagem há 13 anos, e há oito se dedica ao HRMS, ela conta que a realidade do País sobre o enfrentamento ao Covid-19, é algo novo, mas que veio para que toda a população pudesse valorizar hábitos que estavam caindo no esquecimento,”Essa pandemia veio para ensinar, e nos alertar quanto as coisas pequenas que tínhamos como rotina e que agora por questão de segurança não podemos ter, por exemplo a proximidade da família, além disso nós os profissionais técnicos da enfermagem estamos sendo mais reconhecidos, anteriormente os pacientes só cultivavam a gratidão aos médicos, agora eles entendem que é um trabalho de equipe e que nós estamos 24 horas por dia do lado deles como segunda família”, concluiu a técnica.
O HRMS se prepara desde o ano passado para receber esses pacientes com diagnóstico de Covid- 19, em março de 2020 as equipes multiprofissionais inciaram suas especializações e capacitações para realizar os procedimentos cabíveis aos mais variados diagnósticos dos pacientes. A parceria entre Instituição e Governo do Estado resultou na construção de um Hospital de Campanha completamente equipado para atender esses casos.
A Presidência do HRMS homenageia todos os profissionais Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Instituição, e ressalta que o empenho e compromisso de cada um é crucial para que juntos possamos vencer essa pandemia e continuar proporcionando atendimento de qualidade aos nossos pacientes que são a nossa motivação profissional.
Iza Rocha
Assessoria de Imprensa HRMS