Celebrado em 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue teve uma ação especial no Hemosul HRMS. Para agradecer o gesto dos doadores, foi distribuído um lanche especial após as doações, além de brindes.
O Hemosul HRMS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. Para doar sangue, basta preencher os requisitos necessários, como apresentar documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, estar descansado e alimentado, ter entre 16 e 69 anos e pesar, no mínimo, 51 kg. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos, 11 meses e 29 dias. Adolescentes com idade entre 16 e 17 anos podem doar, desde que estejam acompanhados e autorizados pelo responsável legal.
Autônoma, Cristina Ferreira Amorim de Jesus está acompanhando o marido, que está internado no HRMS após passar por um procedimento médico. Após ficar sabendo da unidade do Hemosul dentro do hospital, decidiu doar sangue.
“Se todos os acompanhantes doassem, nem precisaria de campanha. Poder ajudar o próximo é muito bom”, afirmou, enquanto se preparava para a primeira doação.
Para a dona de casa Cristiane Sperotto, ter o banco de sangue dentro do hospital é um estímulo a mais para fazer a doação. “Meu esposo está internado e estou acompanhando ele. Fiquei sabendo que estava precisando de sangue aqui e resolvi doar. É mais fácil por já estar aqui dentro do hospital”, disse.
O Hemosul HRMS funciona no piso térreo e a entrada é pela Recepção Central.
Patrícia Belarmino, Comunicação FUNSAU/HRMS
Fotos: Patrícia Belarmino