O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) auxiliaram uma simulação de evacuação com o transporte de paciente em aeronave, realizada na tarde deste sábado (20) pelo Hospital Unimed Campo Grande.
O treinamento contou com a simulação de um incêndio na unidade particular e uma das vítimas foi encaminhada com o apoio de helicóptero da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp, ao HRMS.
“Nessa situação a vítima veio estabilizada juntamente com uma enfermeira do hospital e com o nosso operador aerotático que deu todo o suporte para que a vítima chegasse ao local. O treinamento é importante pois a gente precisa conscientizar todos os envolvidos de como operar com a aeronave e da importância que ela seja utilizada pela sociedade”, afirmou o Tenente Coronel Fábio, comandante da aeronave.
Para o pouso no HRMS, a Brigada de Emergência preparou todo o local em frente ao Pronto Atendimento Médico (PAM), para que a ação fosse concluída com segurança.
“Desde quando recebemos o comunicado de que participaríamos da simulação, preparamos os nossos brigadistas. Isolamos e sinalizamos o local para o pouso e também disponibilizamos dois extintores para qualquer situação de emergência. A ação foi excelente e o resultado acima do esperado”, afirmou líder da Brigada de Emergência do HRMS, Edson Campos Barbosa.
Para o diretor-geral do HRMS, Dr Paulo Eduardo Limberder, o treinamento proporciona uma experiência mais próxima da realidade permitindo que a equipe aprimore suas habilidades específicas para essas situações críticas.
“O trabalho colaborativo nesse exercício fortalece a capacidade de resposta a situações de emergência, estabelecendo uma ligação entre os setores de saúde e segurança pública a fim de prestar um atendimento de qualidade e salvando vidas em momentos cruciais”, afirmou.
A ação durou aproximadamente duas horas e envolveu mais dois hospitais de Campo Grande, a Cassems e o Proncor.
Joilson Francelino, Comunicação HRMS