Em parceria com a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de Mato Grosso do Sul (SOGOMAT-SUL), o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) realizou, entre os dias 09 e 11 de novembro, uma capacitação voltada para médicos ginecologistas. O foco principal foi aprimorar as técnicas em histeroscopia, integrando o projeto “Hands on em Histeroscopia”.
A abordagem prática permitiu que os participantes adquirissem habilidades que beneficiam diretamente pacientes em um tratamento menos invasivo, conforme pontuou o médico residente do HRMS, Gidelzon Júnior Zagonel da Silva.
“Foi uma oportunidade de aprimorar a técnica e adquirir conhecimento suficiente para tratar as condições de forma menos invasivas. É uma tecnologia que permite que a paciente se recupere mais rápido, com um tratamento eficaz, permitindo em algumas condições o diagnóstico precoce, como por exemplo o câncer, o que muda completamente a evolução da doença”, afirmou.
Para o doutor Francisco Vilmar Santos das Neves, médico ginecologista de Ponta Porã, o curso permitirá uma assistência melhor às pacientes do interior. “Sem dúvidas esse curso vai agregar um valor de trabalho muito bom para o interior podendo desafogar a capital com um serviço que poderá ser feito lá. Para realizar o encaminhamento correto, é importante que a gente saiba da técnica”, afirmou.
A doutora Rita de Cássia Barbosa Tavares dos Santos, médica ginecologista e presidente SOGOMAT-SUL, explica que o objetivo, além de capacitar médicos especialistas, foi de fazer um recrutamento de pacientes que estavam na fila do HRMS esperando pelo procedimento de histeroscopia beneficiando 60 pacientes, incluindo mulheres que aguardavam na fila do Sistema de Regulação (SISREG).
“É um procedimento tanto diagnóstico quanto cirúrgico para tratar as patologias de dentro da cavidade uterina. Por exemplo: o pólipo, mioma, investigação de sangramento no pós-menopausa que pode ser diagnóstico de câncer endométrio. A gente entra com uma câmera pela vagina, dentro do útero, e trata nesse mesmo procedimento”, pontou a doutora Rita.
O evento foi realizado nas instalações do Centro Cirúrgico do HRMS, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimento com o empenho e colaboração dos profissionais que atuam no setor.
“Esses dias de treinamento foram importantes para o nosso setor, proporcionando esse acolhimento ao paciente, atendendo e realizando os procedimentos. Foram dias intensos com uma equipe bastante colaborativa e profissional”, afirmou enfermeira Gilvanete Ferreira Filha que integra a gerência do Centro Cirúrgico.
Para a diretora-presidente do HRMS, doutora Marielle Alves Corrêa Esgalha, o sucesso da capacitação reflete não apenas o empenho dos profissionais envolvidos, mas também a importância de parcerias entre instituições de saúde, associações médicas e o setor privado.
“A busca pela excelência no atendimento ginecológico é uma prioridade, e iniciativas como o Hands on em Histeroscopia são essenciais para alcançar esse objetivo. O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso com a formação contínua dos profissionais de saúde e a promoção da saúde da mulher, consolidando-se como referência no estado na busca pela excelência nos cuidados ginecológicos”, afirmou.
A capacitação contou com 12 médicos ginecologistas provenientes tanto da capital, Campo Grande, quanto do interior do estado de Mato Grosso do Sul.
Joilson Francelino, Comunicação HRMS