1. Fluxo de Visitas:
- a) Será autorizada 01 visitante por paciente, e este não deverá fazer parte do grupo de risco conforme protocolo do Ministério da Saúde;
- b) Os horários de visita serão de 01 hora para unidades assistenciais e 30 (trinta) minutos para Unidades de Terapia Intensivas (conforme quadro abaixo);
- c) As visitas no Pronto Atendimento Médico – PAM e C.O. permanecerão suspensas para todas as áreas, por tempo indeterminado. Será emitido boletim médico 01 (uma) vez ao dia, no horário compreendido entre as 14 horas e 16 horas;
- d) As visitas nos andares serão permitidas apenas nos horários preestabelecidos, vide tabela abaixo:
- e) Aos pacientes do grupo de risco não será permitida a entrada nas dependências do hospital sob nenhuma hipótese;
- f) Os pacientes avaliados com alta dependência entrarão apenas 01 (um) acompanhante com trocas permitidas uma vez ao dia (11h).
Horário de Visitas Andar Setores
11:30h as 12h 1º andar CTI Adulto – Ilhas 01, 02, 03 e 04
12h as 12:30h 6º andar Unidade Coronariana – UCO
14h as 15h 8º andar CETOHI
15h as 16h 7º andar
Clinica Médica
Psiquiatria
16h as 17h 5º andar Maternidade
18h as 19h 4º andar Clinica Cirúrgica e Oncologia Adulto
19h as 20h
3º andar Pediatria
2º andar UIN/NEO/Centro Obstétrico
- Diminuição de visitas: No PAM, encontram-se SUSPENSAS as visitas em quaisquer alas (vermelho, amarelo, azul). Nos andares, as visitas abertas serão restringidas à um determinado período (talvez 1 hora por setor) e apenas 1 vez ao dia. E também desde que não pertença a categoria de risco (idosos, com comorbidades, gestantes). Acompanhantes: apenas pacientes com alta necessidade de acompanhante terão direito à eles. UTI NEO, onde pai e mãe tem visita livre, serão orientados e conscientizados que o acesso deverá ser restringido;.
2.Fluxo de Acompanhantes:
- a) Será autorizado 01 (um) acompanhante por paciente nos casos preconizados por lei, os demais casos serão avaliados pela enfermagem e serviço social. Os acompanhantes não deverão fazer parte do grupo de risco conforme protocolo do Ministério da Saúde;
- b) Será liberado apenas um horário para troca dos acompanhantes entre as 10 e 11h;
- c) Não haverá acompanhantes para pacientes internados no PAM (Pronto Atendimento Médico) e CO (Centro Obstétrico);
3.Fluxo dos Estágios.
Todos os estágios estão cancelados a partir da data de hoje, por tempo indeterminado.
4.Fluxo de Entrada dos Fornecedores.
Será estabelecida normativa de horário para as entregas pela Diretoria Administrativa.
5.Fluxo dos Representantes.
Está suspenso a partir da data de hoje por tempo indeterminado.
6.Cirurgias.
Todas as cirurgias eletivas estão suspensas, exceto casos oncológicos, urgência e emergência. As cirurgias ginecológicas serão avaliadas pelo médico assistente para possível postergação, dependendo das condições do paciente.
- Funcionamento do Ambulatório.
Todos os ambulatórios serão suspensos gradativamente, para o menor prejuízo aos pacientes, com intuito de diminuir fluxo no setor. Serão mantidos os seguintes ambulatórios abertos:
- a) Clinica da Dor Crônica;
- b) ICC;
- c) TAP;
- d) Egressos cirurgia cabeça e pescoço;
- e) Egressos cirurgia geral;
- f) Egressos cirurgia pediátrica;
- g) Gestantes de alto risco;
- h) Hematologia;
- i) Oncologia clinica;
- j) Egressos de oncologia cirúrgica;
- k) Egressos urologia;
- l) Follow Up;
- m) Paracentese;
- n) Pulsoterapia.
- Funcionamento dos Serviços de Imagem.
Somente serão realizados exames de imagem de urgência e emergência.
9.Demandas espontâneas do PAM
Iremos fechar as portas para demandas espontâneas.
10.Férias dos Colaboradores.
Conforme Decreto Nº 15.391, de 16 de março de 2020, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, foram suspensas. Cada coordenador deverá realocar o servidor, conforme a necessidade do serviço.
11.Servidores do grupo de risco.
Deverão ser remanejados para garantir menor exposição. Servidores com sintomas leves deverão permanecer em casa. Hoje temos, ao todo, 130 funcionários acima de 60 anos. A medida a ser tomada imediatamente, é remanejar os funcionários desse grupo de risco, de
realizar atendimento direto ao paciente suspeito. O Médico do trabalho estará disponível para atendimento aos servidores.
12.Registro de ponto biométrico: Será mantido até segunda ordem;
13.Reordenamento do fluxo de dispensação de insumos: As máscaras N95 serão liberadas via plantão administrativo, após aprovação da Diretora Técnica Assistencial, para que haja uso racional, evitando-se o desperdício no uso das mesmas.
14.Fluxo de Centro Obstétrico: As gestantes deverão ser encaminhadas, após triagem e ficha PAM, para o 5º andar, sem sintomas obstétricos apenas sintomas respiratórios, as gestantes com sintomas obstétricos e/ou respiratórios serão encaminhadas ao C.O.;
15.Orientações da Portaria: Todos os servidores serão treinados e orientados para contenção de fluxo. A CCIH ficou responsável por elaborar informativo sobre o fluxo de entradas no HRMS. Conforme já ressaltado, Fornecedores e Representantes estão com o acesso suspenso. Apenas
manutenções preventivas e corretivas estão autorizadas; Diminuir o fluxo de pessoas é a ordem.
- Fluxo de coleta do exame para COVID-19: segue fluxo do srag;
- Desospitalização: Há uma recomendação forte desta gestão para desospitalização – avaliação objetiva (alta SAD e OPAT);
- NIR: O HRMS definido como referência hospitalar de coronavirus, serão regulados o mínimo de pacientes com outras patologias, os órgãos reguladores têm ciência desta nova demanda de regulação.
- Hospital Adventista do Pênfigo: Contamos com a disponibilização de 10 leitos de retaguarda para COVID-19 e 10 leitos de UTI para pacientes graves com outras patologias.
- Equipe Médica para atendimento dos servidores. Será disponibilizado no Setor de Ambulatório, de uma a quatro salas com médico treinado pela CCIH para atendimento aos servidores com sintomas respiratórios, que deverá funcionar de 08h as 12h e das 14h as 18h.
será entregue um kit coronavirus para cada servidor com sintomas levas, receberá mascaras, receituários, medicação e atestado médico.
- Funcionários PRIME. Serão atendidos de forma igualitária neste Ambulatório apenas para queixas respiratórias.
- CETOHI. Os pacientes em tratamento que procurarem assistência médica abrirão ficha PAM e serão encaminhados ao CETOHI para atendimento de segunda a sexta-feiras das 07h as 19h, os demais horários será realizado atendimento conforme fluxo normal da Pediatria.
- Protocolo de envio das amostras ao Lacen.
Está sendo discutido junto SES a disponibilização da URR por 24 horas todos os dias, aguardando resposta.
- distribuição de Máscaras cirúrgicas
Os administrativos de cada setor buscarão para cada turma o quantitativo necessário, conforme pedido enviado pela Enfermeira.
- Distribuição de Máscaras N95.
O fluxo permanece inalterado, com liberação apenas pela CCIH e Direção Técnica Assistencial, respaldada pelos protocolos de uso adequado deste EPI.
- Avental Impermeável.
Será disponibilizado no momento apenas para os setores de Patologia, Higienização, Centro Obstétrico,
- Fluxo de demanda espontânea no PAM.
SUSPENSO. Será estabelecido por este Comitê oque apenas serão atendidos os casos regulados e pacientes oncológicos, ginecologia obstetrícia, que tratam nesta instituição; Grávidas em qualquer idade gestacional; Puérperas até duas semanas após o parto (incluindo
as que tiveram aborto ou perda fetal); Indivíduos que apresentem Pneumopatias (incluindo asma), Cardiovasculopatias (excluindo hipertensão arterial sistêmica), Nefropatias, doenças hematológicas (incluindo anemia falciforme; Grupo de risco; Distúrbios metabólicos (incluindo diabetes mellitus descompensado); Transtornos neurológicos que podem comprometer a função respiratória ou aumentar o risco de aspiração
(disfunção cognitiva, lesões medulares, epilepsia,
paralisia cerebral (AVC) ou doenças neuromusculares); Imunossupressão (incluindo medicamentosa ou pelo vírus da imunodeficiência humana); Obesidade; Indivíduos menores de 19 anos de idade em uso prolongado de acido acetilsalicílico risco de síndrome de Reye); Adultos maiores de 60 anos; Crianças menores de 02 anos; População indígena.
IMPORTANTE: Todas as decisões e fluxos poderão ser revistos e alterados a qualquer tempo, considerando reunião diária do Comitê Operativo de Emergência do HRMS (COE/HRMS).
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa