Há quase vinte anos em funcionamento, o Banco de Sangue do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) trabalha em parceria com o Hemosul de Campo Grande, e chama atenção para a importância da realização das doações inclusive em época de feriados prolongados, como o que se aproxima em comemoração ao carnaval.
Todas as doações coletadas no HRMS são encaminhadas ao Hemosul, onde é realizada a triagem sorológica e liberado, quando necessitamos de hemocomponentes o Hemosul que faz o encaminhamento, os tipos sanguíneos necessários são o B negativo e O negativo.
A equipe do HRMS é formada por duas recepcionistas, dois técnicos em enfermagem, uma enfermeira, um médico e dois auxiliares de serviços hospitalares, para realizar a doação em nossa instituição é necessário apresentação de documento com foto, estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção, estar descansado e alimentado( após as 11h o candidato deve almoçar e aguardar no mínimo uma hora), ter entre 16 e 69 anos de idade,menores entre 16 e 17 anos precisam de acompanhamento dos pais ou responsáveis, os doadores precisam pesar mais de 55kg.
Conforme dados do Ministério da Saúde, atualmente 1,6% da população brasileira doa sangue, o que significa um índice de 16 doadores para cada grupo de mil habitantes. Jovens com idade entre 18 e 29 anos, são maioria, respondem por 42% do total de doações registradas no país. Faça a sua parte, doe sangue.
Iza Rocha – Assessoria de Imprensa